Desafio ou somente uma alteração nos hábitos ?

Interpretar os desafios e agradecer
Uma aliança eterna pela fraternidade
e no conjunto da obra o suave parecer
o não profundo à toda barbaridade...

Unir-se em apoios e aprendizagem

Ouvir e observar além do previsível
o adeus da vida semisselvagem
e a fé de que não há o impossível...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Benefícios de parar de fumar

Os benefícios de parar de fumar

Os benefícios de parar de fumar
O cigarro é uma droga, literalmente dita. Melhor dizendo, o cigarro é uma junção de várias drogas, cada uma com um efeito diferente no corpo humano. A fumaça do cigarro, nas vias aéreas, provoca uma irritação enorme, o que aumenta a produção de muco e dificulta, conseqüentemente, sua eliminação. No decorrer do uso da droga, [...]
Artigo escrito por Estética Brasil

 
O cigarro é uma droga, literalmente dita. Melhor dizendo, o cigarro é uma junção de várias drogas, cada uma com um efeito diferente no corpo humano. A fumaça do cigarro, nas vias aéreas, provoca uma irritação enorme, o que aumenta a produção de muco e dificulta, conseqüentemente, sua eliminação. No decorrer do uso da droga, as secreções dificultam a passagem do ar, podendo levar o usuário, futuramente, a ter um enfisema pulmonar.
O cigarro também age no sistema circulatório (podendo causar derrame, infarto, dentre outros), provoca impotência sexual, bronquite (num ataque menor ao sistema respiratório) e o temível câncer (na boca, no pulmão, no esôfago e em tantos outros órgãos e tecidos afetados). Existem muitos outros efeitos colaterais do uso do cigarro, mas isso vai ser discutido em outro artigo.
Vamos falar do benefício de se parar de fumar.
Sabemos que o cigarro vicia. Ele te deixa mais calmo, melhora seu humor, te deixa mais “ligado”, mais atento. Você sente necessidade de fumar. E é um “Deus – nos – acuda” quando não tem o cigarro por perto. A nicotina é uma droga qualquer, assim como álcool, cocaína, heroína e maconha. Vicia, vicia mesmo.
É possível parar de fumar. Com muito esforço, dedicação, às vezes com uma ajuda médica e / ou psicológica, você pode deixar o cigarro de vez e experimentar a vida maravilhosa e saudável que você estava deixando de ter.
Você não percebe, mas seu carro tem um mal-cheiro acentuado. Suas roupas? Um desastre. É o cheiro de fim de boate, durante o dia todo.
Deixar de fumar é uma alegria do começo ao fim. Só depende do ângulo que se observa. Pode ser difícil levando em conta o vício, mas se você olhar pelo lado dos benefícios, verá que é uma maravilha. Isso porque você vai sentindo os efeitos pouco a pouco, como numa escadinha de vários degraus, onde o final dela é a volta para uma vida saudável e sem riscos para você e para quem vive do seu lado (o fumante passivo).
Abaixo listamos cada momento maravilhoso que você vai viver, deixando de fumar. Além de economizar um bom dinheiro, deixar de ter aquele hálito horrível, ter mais controle sobre sua vida, você verá que parar de fumar tem muitos outros pontos positivos. É preciso sempre comemorar essas etapas, já que deixar de fumar é um desafio e tanto. Vamos experimentar.
Nos primeiros 20 (vinte) minutos:
A pressão sanguínea diminui, a temperatura dos pés e das mãos aumenta, as batidas cardíacas voltam ao normal e a pulsação cai.
Em 8 (oito) horas depois do último cigarro:
O nível de oxigênio no sangue, que estava abaixo do normal, sobe e pode chegar aos níveis de uma pessoa não-fumante. Ao contrário do nível de oxigênio, o nível de monóxido de carbono estava mais alto no sangue e após essas 8 (oito) horas, ele cai ao normal.
Após 24 (vinte e quatro) horas:
Os pulmões já conseguem eliminar o muco e os resíduos da fumaça. O risco de se ter um infarto ou ataque cardíaco diminui.
Após 48 (quarenta e oito) horas:
Você consegue sentir melhor o cheiro e o gosto das coisas. O corpo já não possui nicotina e a transpiração deixa de cheirar a tabaco. As terminações nervosas voltam a crescer normalmente.
Em 72 (setenta e duas) horas:
Os brônquios começam a relaxar e conseqüentemente a respiração melhora. A circulação melhora.
De 2 (duas) semanas em diante:
Você sente mais facilidade em caminhar, sua circulação melhora ainda mais, sua tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar diminuem. Sua voz se torna mais clara.
Após 1 (um) ano:
O risco de doença cardíaca cai pela metade.
Após 5 (cinco) anos em diante:
O risco de ter câncer de pulmão cai pela metade, o risco de câncer na boca, no esôfago, dentre outros, também diminui. O risco de se ter derrame é igual ao de uma outra pessoa não-fumante.
O risco de úlcera diminui.
Após 15 (quinze) anos:
O risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou. Outras doenças também chegam a esse patamar. Você está recuperado da esmagadora maioria de males que o cigarro pode te trazer.
Boa sorte e que você consiga vencer esse desafio.

Um comentário: