Desafio ou somente uma alteração nos hábitos ?

Interpretar os desafios e agradecer
Uma aliança eterna pela fraternidade
e no conjunto da obra o suave parecer
o não profundo à toda barbaridade...

Unir-se em apoios e aprendizagem

Ouvir e observar além do previsível
o adeus da vida semisselvagem
e a fé de que não há o impossível...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como amenizar os sintomas da abstinência do cigarro?


Como amenizar os sintomas da 

abstinência do cigarro?


Já sofri, mesmo que não por muito tempo, os sintomas da abstinência do fumo. Nas vezes que tentei parar de fumar, após três ou quatro horas a vontade de fumar era tanta que eu sentia o cheiro do cigarro de alguém há dez metros de mim fumando. Quando andava na rua, seja de ônibus ou de carro, olhava pela janela em busca de gente fumando e notava melhor os fumantes tendo prazer naquela fumada. Era como se eu estivesse vendo uma propaganda de um produto que eu queira muito ter e não possa por não ter dinheiro naquele momento.
Segundo pesquisas realizadas com fumantes, o ápice da abstinência ocorre após o terceiro dia sem colocar um cigarro na boca. Muitos dos pesquisados pareciam estar em depressão de tão desanimados que ficavam. Além disso, dores de cabeça, sono constante, cansaço, mal-humor e dispersão de atenção também são notados no aspirante à ex-fumante.
Seguem aqui algumas dicas do que você pode evitar para melhor lidar com os sintomas da abstinência no cigarro:
  • Evite fazer o que você fazia e relacionava com o cigarro, por exemplo, tomar cafezinho de instante em instante. Evite tomar o café mas se não puder, experimente tomá-lo com leite e acompanhado de algum lanche, como algumas bolachas salgadas.
  • Use gomas de mascar (chicletes) quando a vontade for muito aguda. O fato de você ocupar a boca com o chiclete ajuda a “enganar” o cérebro com alguma atividade que teoricamente compensaria o hábito de levar o cigarro à boca e tragar (como sabemos, o vício não é só da nicotina, é também do hábito).
  • Se a vontade estiver latente e você estiver chegando na linha tênue que separa um ex-fumante de uma recaída, tente ler algum livro, dormir, fazer uma refeição leve (nunca comer demais).
  • Fazer exercícios também é uma boa (e necessária) recomendação. Além de você ocupar seu tempo com uma coisa saudável, cuidar do seu coração que já está castigado pelo cigarro, você estará oxigenando seu cérebro que produzirá substâncias capazes de ajudar a esquecer a vontade de fumar, substituindo por uma sensação de bem estar quase comparável ao prazer da nicotina.
  • Evite tomar qualquer bebida alcoólica.
  • Evite ficar perto de pessoas que fumam e possam instigar a sua vontade.
  • Beba um copo de água gelada sempre que estiver com vontade de fumar.
  • Tente comer mais frutas de que o normal, para evitar engordar ingerindo comidas muito calóricas e que, de uma forma ou de outra, também geram vontade de fumar.
Vale sempre lembrar que é sempre indispensável o acompanhamento médico na hora de decidir parar de fumar.

Um comentário:

  1. Olá .. queria partilhar minha experiência. Há pouco mais de 5 anos venho tendo muito dificuldade para largar o vício do cigarro. E isso ocasionou em diversos problemas de saúde em mim, principalmente respiratório. Tava com bastante dificuldade em fazer exercícios físicos. Há 3 meses substituí o cigarro normal pelo cigarro eletrônico o kit ego. Encontrei uma loja no Brasil que fornece e atende super bem estou adorando o resultado.. e o melhor é que também tem vários líquidos diferentes.. Para quem tenta parar sabe como é difícil.. Quem quiser pode ver no site deles tudo que tem.. to amando mesmo .. www.ismoke.com.br.
    E acho que dessa vez vou conseguir!

    ResponderExcluir